sábado, 29 de agosto de 2009

178 Anos de Maconaria em Santa Catarina

A solenidade que comemorou os 178 anos da criação da Maçonaria em Santa Catarina e homenageou o seu patrono, Jerônimo Coelho, reuniu dezenas de pessoas no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa.

No evento foram homenageados com medalhas e certificados algumas entidades e pessoas que trabalham em prol das comunidades.
A data foi escolhida porque em julho de 1831, mais precisamente no dia 2, Jerônimo Coelho lançou o primeiro jornal do estado, na Capital, chamado “O Catharinense”, proclamando-o como “Sentinela da Liberdade”.
Segundo o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina, Jerônimo Coelho teve ajuda para dar início à imprensa no Estado. “Foram os maçons que doaram o prelo para que o jornal fosse rodado. A imprensa catarinense deve seu início à maçonaria”, disse.
O patrono da imprensa catarinense também fundou a primeira Loja Maçônica de Santa Catarina, denominada Concórdia. Um dos homenageados durante o evento, com a medalha Ordem de Mérito de Dom Pedro I, foi Ivo Bandeira Corte com 92 anos de idade dos quais 60 dedicados à maçonaria. “Esse evento me alegra muito, pois demonstra o reconhecimento por aqueles que trabalharam pela Maçonaria. Aprendi muito na Maçonaria, até mesmo o bom comportamento.” Todos os homenageados com esta honraria têm mais de 40 anos de Maçonaria.
Os deputados Gelson Merísio e Jean Kuhlmann, ambos do Democratas, foram agraciados com a medalha de Benemérito da Maçonaria Catarinense. “Mais que reconhecimento por aqueles que trabalham pelo povo de Santa Catarina, é um incentivo para que esses trabalhos sejam constantes em nossa jornada”, disse Merísio. Já o deputado Jean Kuhlmann destacou que a Maçonaria tem relevante significado para o estado. “Todo esforço daqueles que fazem um trabalho sincero pela sociedade catarinenseestá aqui. ”
02/08/2009Noticia enviada ao Portal UNIMAB pelo Ir.’. Miguel Flores M.’.I.’.,
São Francisco do Sul, SC
ARLS ATLANTICA Nº 38
Rua José Joaquim de Freitas 310, Bairro São João, Itajaí/SC
Tags:

Um comentário:

  1. A GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E SEU GRÃO-MESTRE, RONALDO FERNANDES, COLOCAM EM RISCO, DIARIAMENTE, A VIDA DE CENTENAS DE MAÇONS.

    A Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo é proprietária de dois edifícios na Rua São Joaquim, um no número 129 e outro no número 138.
    Ambos edifícios encontram-se irregulares, sem Alvará para Funcionamento e sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB.
    Considerando-se o alto risco de incendio, móveis de madeira, cortinas, estofados, uso de velas e instalações elétricas improvisadas para luzes, tem-se que um sinistro em qualquer um dos edifícios é iminente, colocando em risco a vida de seus frequentadores e vizinhos, além de grave dano ao patrimônio de todos.
    O advogado, jornalista e Mestre Maçom Wladimir Viveiro procurou pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, mais precisamente a Procuradoria de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos, e ofertou denúncia para apuração de responsabilidades, a qual foi encaminhada para a Promotoria de Urbanismo e Habitação.
    Segue cópia da denúncia e da notificação da PMSP.
    Aguarda-se atitude das autoridades públicas para se evitar uma tragedia, como ocorreu com a Loja Maçônica de Rio Preto que se incendiou dias atrás, a Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, o Laboratório Farmacêutico EMS em Hortolândia, o prédio onde funcionou a Polícia Federal no Paissandú e a boate Kiss em Santa Maria -RS que infelizmente entrou para o Wikipedia como o maior incêndio com vítimas fatais no Brasil.
    Que o Grande Arquiteto do Universo proteja a vida dos irmãos que se arriscam diariamente nestes prédios!

    ResponderExcluir